Criação de experiência por meio do conteúdo
Contexto
O time de financiamento Creditas levantou a necessidade de se criar um novo leadform de simulação de financiamento de motos, pois o formulário estava incompleto de informações importantes sobre o contrato, e faltavam campos de preenchimento.
A entrega consistia apenas em mudanças de experiência e visual, sem alteração em regras de negócios.

Entendimento do fluxo
Mapeei o fluxo existente, juntamente com a Product Designer responsável pela entrega, para assim, levantarmos o que seriam: Dúvidas, Ajustes e Alterações.
Após levantar todos esses pontos, fomos discutir juntamente com o PM qual o caminho seguiríamos e o que seria possível entregar no primeiro momento.

Definição de objetivo
Após já tirar as dúvidas, discutir o que precisaria ser ajustado e alterado do ponto de vista de produto e experiência, e entender o que seria viavél tecnicamente, nos juntamos para documentar o objetivo da entrega, e definir "o que" deveria ser comunicado no fluxo.

Dinâmica de Design por Diálogos
O fluxo de Leadform é basicamente um grande diálogo de perguntas e respostas. Para entender como encaixar cada pergunta e resposta durante o fluxo de forma fluída, puxei uma dinâmica de diálogos para simularmos uma conversa. Todo o "bate-papo" deveria ser guiado pelo "o que" deveria ser comunicado.
No caso, a Product Designer representou a pessoa cliente, e eu representei a Creditas.
Interface
Após definir o racional do que e como iríamos comunicar, começamos a esboçar o que seria uma primeira versão em baixa fidelidade para refinarmos, e entender se estava fazendo sentido o que havíamos feito na dinâmica de diálogos. Após refinamento, a Product Designer partiu para a versão em alta fidelidade, já sabendo os conteúdos que precisavam estar em cada parte da jornada.
Conseguimos assim aplicar o conceito de Content First, e assim facilitar o trabalho de Product Design, evitando retrabalho de telas e tendo um conteúdo muito mais assertivo.
